Usuário:

Senha:

Lembrar dados?

Fórum - MuAwaY: [Dicas] - Descobrindo se o jogo está lento e dicas para amenizar lag's - Fórum - MuAwaY

Ir para

Página 1 de 1
  • Novo tópico
  • Fechado

[Dicas] - Descobrindo se o jogo está lento e dicas para amenizar lag's

#1 Membro offline   DvX_SubADM Ícone

  • Equipe MuAwaY
  • Ícone
  • Grupo: Sub Administrador
  • Posts: 6828
  • Cadastrado: 13-April 17

Postou 13 January 2020 - 11:11 AM

Como determinar a velocidade do jogo?

Todos os jogos possuem uma taxa chamada FPS (Frames per Second ou Frames por Segundo) que indica quantas vezes por segundo o seu computador consegue renderizar (processar) a imagem do jogo. O olho humano precisa de algo equivalente a 24FPS para ter a sensação de movimento e fluidez. Todos os filmes que são exibidos nos cinemas ou em DVD usam essa taxa. Para os jogos também não é diferente. Pelo que descobri, o Mu é travado em até 21FPS, ou seja, o seu computador precisa ser capaz de renderizar 21FPS para que o jogo esteja na sua velocidade máxima. Abaixo disso, começar a sofrer lentidão, o famoso "lag" que alguns falam. O termo lag é usado apenas em redes, que se refere ao atraso na comunicação entre um cliente e servidor, que é o que acontece nos jogos online.

Aqui um vídeo mostrando um comparativo:




Reparem que quanto mais alta a taxa de FPS, mais fluida é a imagem, sem Slowdown.

Agora vamos ao que interessa, como saber a quantos FPS o Mu está rodando no meu computador?
Para isso, vamos utilizar o aplicativo FRAPS, faça o Download aqui: http://www2.fraps.com/setup.exe

Com o programa instalado, execute ele e vá na aba FPS e configure como na imagem:

Imagem

Se o programa não abrir, verifique se ele não está aberto na bandeja do Windows e de dois cliques

Imagem

Agora minimize o Fraps e abra o Mu. Quando o jogo começar, aperte F11 para que ele comece a fazer a análise. Jogue por alguns minutos para coletar bastante dados e então aperte F11 novamente para parar. Agora já pode fechar o jogo.
Vá até o diretório Documentos e depois vídeos. Deve ter sido criado um arquivo de nome MuAwaY FrapsLog
Com esse arquivo em mãos, abre ele no bloco de notas e será mostrado algo parecido com isso

Imagem

O que interessa para nós são os três últimos campos. O Min indica qual foi o FPS minimo que o Fraps detectou durante o teste, o Max é o valor máximo . O Avg é o que é importante, ele indica qual foi a taxa média que o jogo trabalhou. Como eu disse mais acima, o ideal é que esse valor seja o mais próximo possível de 21 que é a taxa máxima do Mu. Abaixo disso o jogo começara a ser lento.

O que pode ser feito para resolver o problema?

Durante a execução de um jogo, o hardware mais usado é a placa de video. Os processadores já evoluiram muito desde 2003 e por isso dificilmente temos um processador hoje que não consiga atender as necessidades do Mu mas ainda temos muitos computadores com placas de vídeo onboard (placas que são integradas diretamente na placa mãe) e que oferecem pouco desempenho, apenas o suficiente para que o computador funcione corretamente no uso básico. Placas de video onboard não possuem memória dedicada então elas precisam "roubar" a memória RAM do seu computador para poder funcionar, o que diminui a quantidade de memória que o pc tem disponível para executar programas ou jogos. Além disso a memória RAM só pode ser acessada por um dispositivo por vez, então quando o processador está acessando a memória, a video onboard precisa esperar; quando o video onboard está acessando, o processador precisa esperar. Como podemos ver, a placa de video onboard limita de diversas formas o desempenho do computador. Imagine uma estrada onde o processador seja uma Ferrari e a vídeo onboard uma Brasilia. A Ferrari poderia correr até 300 Km/h mas é obrigada a andar a 140 Km/h pois na sua frente está uma Brasilia que só consegue andar a 140 Km/h. A Ferrari poderia andar muito rápido mas não pode pois existe algo limitando ela. O mesmo caso de aplica-se ao processador de um computador e a placa de vídeo onboard.

Nestes casos, o que se pode ser feito é tentar rodar o Mu com uma resolução menor (640x480) por exemplo e desativar temas do Windows para tentar aliviar a placa de vídeo mas no geral a única forma correta de se resolver é com a instalação de uma placa de vídeo dedicada. Infelizmente para notebooks isso é impossível pois não há como fazer a instalação de uma placa de video, ficando limitado a placa de video que já vem onboard.

Outro fato é que, computadores comprados em lojas tipo Casas Bahia, Carrefour e afins são computadores para uso doméstico, ou seja, navegação web, Facebook, Twitter, Word, Excel, etc..., e por isso eles possuem peças de baixa desempenho tanto na memória, processador e placa de vídeo. Computador para rodar games estão em outro nível, pois precisam de dispositivos bem mais rápidos e que custam mais caro. Por isso não adianta somente achar que porque o seu computador é novo significa que ele é o mais rápido que existe, geralmente é muito pelo contrário.

Mais um fato, conforme novas versões do Windows são lançadas, as fabricantes deixam de oferecer suporte a seus dispositivos mais antigos e por isso não fabricam mais driver para eles. Sem o driver correto, um dispositivo simplesmente não irá funcionar ou o Windows instalará um driver genérico para que ele funcione mas o desempenho do mesmo será sofrível. Um exemplo é a placa de vídeo Geforce série FX que não possui driver para Windows 7, logo se você tem uma placa dessa não é recomendado o uso do Windows 7 pois o desempenho será insatisfatório. Nestes casos é recomendado ficar em uma versão mais antiga do Windows como o Windows Xp, onde existem os drivers corretos para a placa.
Por isso, antes de instalar Windows 7/8 no seu computador, certifique-se de que seu computador possui um hardware muito bom para que ele atenda todas as necessidades do sistema operacional e que os dispositivos possuam todos os drivers necessários. :)

Autoria: Bardiche
Postagem:DiviX

Atenciosamente, DiviX
MuAwaY - Projetando e construindo sua diversão!
0

Página 1 de 1
  • Novo tópico
  • Fechado

1 usuário(s) está(ão) lendo este tópico
0 membro(s), 1 visitante(s) e 0 membros anònimo(s)